domingo, 21 de dezembro de 2014

ELETRICISTA INSTALADOR RESIDENCIAL RJ

ELETRODUTOS E FIAÇÃO

Retirada de tacos e limpeza de obras e geral
Eletroduto
Eletroduto
Quando a alvenaria e as lajes são feitas, já se colocam todos os eletrodutos na caixa de ligação – onde vão ficar as tomadas e os interruptores. Nas paredes eletrodutos flexíveis; e nos pisos e na lajeeletroduto rígido de PVC. Com tudo isso pronto, o próximo passo é passar a fiação. Lembrando que o pedido de ligação de energia e a instalação do poste de entrada já devem ter sido feitos. Agora é só passar os condutores por dentro dos eletrodutos, instalar os interruptores, instalar as tomadas, e deixar as pontas dos fios onde vão ser colocadas as luminárias.

POSTE DE ENTRADA

Poste de entrada
Poste de entrada
Eletricidade é coisa séria, por isso é muito importante seguir as instruções da companhia de eletricidade. Tudo começa pelo poste de entrada, ele tem um tamanho padronizado pena companhia. O poste de entrada deve ficar junto à divisa do terreno com a rua pelo lado de dentro, ele pode ser colocado sobre o abrigo da caixa de entrada onde fica o medidor; é bom também construir esse abrigo sobre a entrada de água, isso facilidade as leituras que são feitas pelos funcionários das companhias de energia, água e esgoto. No mesmo poste, outro eledrotudo deve receber a fiação do telefone, colocando-se a caixa de entrada do telefone no mesmo abrigo. O eletroduto fixado no poste por onde entra os fios, têm que ficar sempre com a ponta virada pra baixo (por esse motivo que ele foi apelidado de bengala), ele é assim para impedir que entre água da chuva, e no topo do poste tem um isolador onde a companhia instalada os fios dela, geralmente são três fios, duas “fases” e um “neutro”, o que permite fazer as ligações de 220 V e 127 V; os fios entram pela bengala até a caixa de medição.
Fios fase e neutro no poste de entrada
Fios fase e neutro no poste de entrada

127 VOLTS E 220 VOLTS – LIGAÇÕES, MEDIDOR E DISJUNTOR GERAL

Medidor e o disjuntor
Medidor e o disjuntor
Todos estão acostumados a chamar de 110 V, mas na verdade é 127 V. Essa ligação é feita um fio fase e um fio neutro. A ligação 200 V nesses casos é feita com duas fases. Existem cidades que a instalação é só de 220 Volts, nesse caso tem que usar aparelhos elétricos e lâmpadas de 220 V. E nesses lugares deve chegar com a companhia elétrica da sua cidade se os fios que chegam até a sua casa são apenas os fios fase ou se tem o neutro também; pois isso é muito importante na hora de puxar os fios para os aparelhos da casa. E os fios sempre devem passar pelo medidor, depois os fios são ligados em um disjuntor geral, esse disjuntor funciona com um interruptor que desliga sozinho quando a corrente elétrica passa dos limites. Toda a instalação elétrica precisa desse tipo de proteção.

INSTALAR O FIO TERRA

É necessário também providenciar o fio terra, que não é fornecido pela companhia de energia. Mas é simples, o primeiro passo é comprar uma barra de cobre, depois se faz um buraco pra enterrar a barra completamente, nessa barra ficará ligado o fio terra, que vai conduzir para o terreno qualquer carga elétrica parasita que apareça nas instalações ou nos aparelhos da casa. Antes de fechar o buraco é bom colocar um pouco de carvão e sal grosso, que é para facilitar ainda mais a descarga de eletricidade no terreno. Com o fio terra tem-se uma excelente proteção para todas as instalações da casa, reparem que cada vez mais os eletrodomésticos estão sendo fabricados com plugue de três pinos, o terceiro é o fio terra.

LIGAÇÃO POR DEBAIXO DA TERRA

Com essas instruções você tem quatro fios entrando em casa, duas fases, um neutro, e o terra. E um eletroduto de PVC por debaixo da terra, que sai da caixa de entrada e vai até embaixo da caixa de distribuição, por onde passam os fios. A ligação por baixo da terra é muito melhor do que pelo ar (do poste até a parede), além de ficar mais seguro dura muito mais e é mais bonito.

QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO

Quadro de distribuição
Quadro de distribuição
quadro de distribuição deve ser feito com materiais de primeira qualidade, pois o quadro de distribuição é o coração da eletricidade de uma casa, ele recebe os dois condutores fases, o neutro e o terra. E dele saem todas as ligações pras tomadas,interruptores e lâmpadas. O quadro tem que ter uma tampa interna e não pode ter nenhuma parte de madeira. Deve ficar desobstruído e não pode ser instalado nos banheiro, já que não pode ser molhado, e também longe dos botijões de gás.
O quadro de distribuição também deve ter:
  • Um disjuntor geral, que recebe os dois fios fase.
  • Um barramento neutro, que recebe o fio neutro.
  • E o barramento de proteção, que recebe o fio terra e distribui os fios de proteção para toda a casa.

CIRCUITOS

Com um quadro desse tipo, podem-se fazer os vários circuitos da casa. O circuito é formato pelos fios que alimentam determinados conjuntos de pontos.

CIRCUITO 110 V

circuito 110 é formato por um fio neutro e um fio fase, é sempre o fio fase que deve passar pelo disjuntor e não o fio neutro. Se o disjuntor desarmar não haverá perigo de queimar os aparelhos ligados a esse circuito.

CIRCUITO 220 V

Circuito 220 tem dois fios fases, cada um deles passando por um disjuntor. Mas é bom lembrar, se você mora em cidade onde só tem 220 V, ele é obtido usando um fio fase e um neutro, veja isso com cuidado antes de fazer as ligações.

SEGURANÇA DA CASA: FIQUE ATENTO!

A qualidade do quadro de distribuição e da instalação elétrica é fundamental para a segurança da casa. Um grande número de incêndios acontece por causa de instalações elétricas mal feitas, material elétrico de baixa qualidade é um perigo, principalmente os condutores devem ser tratados como equipamentos de alta segurança, um fio de má qualidade ou instalado de forma errada pode causar um sobrecarga, um curto circuito. Cuidado, tem fios pelo mercado feitos com sucata de cobre, isso gera perda de energia e sobreaquecimento, tem outros que o material isolante é feito com sucata de PVC, é um perigo. Compre condutores de qualidade e dentro das normas oficiais. Lembre-se: qualidade em primeiro lugar.
ELETRICISTA RESIDENCIAL,PREDIAL E COMERCIAL RJ
TEL.7890-2867-JOSIAS-ELETRICISTA INSTALADOR

Retirada de tacos e limpeza de obras e geral

 INSTALAÇÃO

Tem gente que acha que fazer instalação de casa e pegar dois fios e sair ligando todos os pontos, isso é errado! O correto é pegar a carga da casa toda e separar em grupos, e fazer um circuito para cada grupo; não pode colocar tudo no mesmo circuito, é obrigatório separar os circuitos de iluminação dos circuitos de tomada. E também não é qualquer fio para qualquer coisa, pois a capacidade do fio transportar energia depende de área dele, popularmente chamada de bitola.

BITOLA

Para cada bitola tem um número máximo de pontos que você pode ligar no fio, e no quadro de distribuição tem um disjuntor certinho que corresponde àquela bitola do fio.
Existe um catálogo que mostra todos esses detalhes, que bitola de fio usar para cada circuito, o disjuntor adequado, e quantos pontos podem ser colocados em cada circuito. A bitola do fio é indicada em milímetros quadrados; para o chuveiro, por exemplo, é usado o fio de 6 mm². Os circuitos de iluminação e de tomadas podem ter muitos pontos; mas os circuitos do chuveiro, da torneira elétrica, e das tomadas para os aparelhos de grande potencia, como forno de micro-ondas, aquecedor, maquina de lavar roupas, e máquina de lavar pratos, forno elétrico e ar condicionado, só podem ter um ponto cada um; é isso que dá qualidade e segurança na instalação.

CONDUTORES

Fios e cabos flexíveis elétricos
Fios e cabos flexíveis elétricos
Após colocar os eletrodutos nas paredes e lajes, agora é só escolher os condutores: fios rígidos ou cabos flexíveis. As duas opções são muito boas, mas os cabos flexíveis são mais fáceis de passar pelos eletrodutos, e de serem acomodados no interior das caixas e das tomadas; o trabalho rende mais e acaba-se por gastar menos dinheiro. Com o cabo flexível dá pra passar vários fios no mesmo eletroduto.
No eletroduto flexível de 25 mm ou de ¾ de polegada, é possível passar até 10 condutores de 1,5 mm²; 8 de 2,5 mm²; 6 de 4 mm²; e até 4 condutores de 6 mm². Mas é sempre bom colocar 1 ou 2 abaixo desses limites para ficar mais fácil de passar nas curvas.

COM PASSAR OS CONDUTORES

Em primeiro lugar você passa um arame deixando as pontas saindo das caixinhas dos trechos em que esta trabalhando, então você amara muito bem na ponta do arame os fios que vão passar pelo eletroduto, são necessário duas pessoas para cada uma ficar em uma ponta do arame, um vai puxando e o outro emburrando para ajudar os fios a passarem. Puxe sempre pelo cobre, nunca pelo material isolante. Se precisar pode até colocar um pouco de vaselina nos fios para eles escorregarem mais; não use outros produtos, pois podem danificar o cabo. É obrigatório identificar os fios por cores, o neutro tem que ser azul e o fio terra tem que ser verde. As fases e retornos de cada circuito devem ser da mesma cor, amarelo, vermelho, preto ou branco; o importante é que elas não sejam nem azul e nem verde. Muito cuidado para o fio não enroscar no meio do eletroduto, pois pode danificar o material isolante, e emenda lá no meio é proibido! Emenda somente nas caixas de ligação e com fita isolante de qualidade, fita boa que cola bem e tem elasticidade, nada de fita crepe ou esparadrapo.

CIRCUITOS NA CASA DO PEDRO E LEILA

Em todos os circuitos devem-se passar os fios com arame. E pela planta da casa dos personagens Pedro e Leila, eles podem reservar dois circuitos para iluminação, o nomeado “circuito 1” para todas as lâmpadas do térreo, e o nomeado “circuito 5” para todos os pontos de iluminação do andar de cima.
A fase e o neutro do circuito 1 saem pela parte lateral do quadro de distribuição e vão pelo eletroduto da laje até as caixinhas oitavadas, duas na sala, e uma na cozinha. De um dos pontos da sala é feita a ligação para o ponto externo ao lado da porta principal; na cozinha a mesma coisa, de um dos pontos é feita a ligação para o ponto externo ao lado da porta.

LIGAÇÃO PONTO DE LUZ

Ligação de ponto de luz
Ligação de ponto de luz
Então é necessário ligar cada ponto de luz ao interruptor. Para fazer isso o neutro é ligado ao ponto, e o fio fase desce até o interruptor, do interruptor sai o fio de retorno, ele tem a mesma bitola do fio fase e leva a energia ao ponto de luz quando ointerruptor fecha o circuito.
Com o “circuito 5” é a mesma coisa, com a única diferente que os fios vão até a laje da cobertura pra alimentar os pontos do andar de cima.

INTERRUPTOR PARALELO

Interruptor Paralelo Tree Way
Interruptor Paralelo Tree Way (foto: www.eletrica.info)
Na casa de Pedro e Leila foi usado o interruptor paralelo, para acender a luz em baixo, perto da porta de entrada, e apagar em cima perto da escada.
interruptor paralelo é diferente dos outros, ele tem 3 pontos, liga-se o fio fase em um polo de um interruptor, dele saem dois retornos para outro interruptor e do terceiro polo do outro interruptor sai o retorno para a lâmpada; o neutro não passa pelo interruptor, vai direto para a lâmpada. Pronto, é só acender em cima e apagar em baixo, ou vice-versa.

CIRCUITOS DAS TOMADAS

Circuitos
Circuitos
No projeto da casa de Pedro e Leila, eles têm quatro circuitos para as tomadas. Para as tomadas comuns, o “circuito 2” e o “circuito 6”, o 2 para o térreo e o 6 para o andar de cima. O “circuito 3” e o “circuito 4” ficam para as tomadas da cozinha. Todos os fios podem passar pelo eletroduto colocado no piso do andar térreo, só os do “circuito 4” é que passam pela laje e descem ao lado da pia da cozinha.

INSTALAÇÃO DO CIRCUITO DA TOMADA

A instalação é muito fácil, é só ligar um fio neutro e um fio fase a cada um dos polos da tomada; o correto também é levar o fio terra para todas as caixinhas e usar as tomadas de três polos ligando o polo certo ao fio terra. Se o plugue do aparelho tiver só dois pinos, não tem problema, usa-se uma tomada de dois polos e o fio terra fica esperando dentro da caixa.

CIRCUITO DO CHUVEIRO

Chuveiro Lorenzetti
Chuveiro quentinho
No caso do chuveiro o ideal que é um aparelho de grande potência, o ideal é que tenha um circuito só para ele. O circuito do chuveiro quando a cidade tem 110 V e 220 V, é melhor escolher 220 V. Devem-se trazer as duas fases saindo uma de cada disjuntor e ligar também o fio terra para dar segurança para a instalação. Se na região só tem 100 V, deve-se usar fio fase e neutro. Se só tem 220 V, pode-se usar fase e fase, ou fase e neutro. O melhor é sempre se informar na companhia de eletricidade local
FONTE:http://casabemfeita.com/instalacoes-eletricas-fiacao-e-aparelhos/

INSTALAÇÃO DE AR CONDICIONADO JANELA RJ

O ar condicionado ideal !!!

 Retirada de tacos e limpeza de obras e geral
Vários critérios são importantes na compra do ar condicionado ideal, sendo alguns deles: localização do imóvel, condições climáticas da região, potência necessária e etc.
Na postagem iremos dar algumas dicas que influenciaram na hora da compra do melhor ar condicionado.

Escolhendo o ar condicionado ideal: 

Para escolher o modelo ideal de ar condicionado para o seu ambiente, é preciso antes de tudo, saber qual é a potência que ele exige. Hoje no mercado existe uma variedade de modelos, marcas e principalmente potências, que são medidos na unidade de “BTU” (Unidade térmica Britânica).
Para calcular a quantidade necessária de BTUs que um aparelho de ar condicionado deve ter para refrigerar os ambientes com a melhor eficiência e menor gasto de energia elétrica, é preciso considerar o número de pessoas que transmitam pelo ambiente, o seu espaço em m², os eletrônicos que irradiam calor e as janelas e portas. Tendo isso, utilize um dimensionador virtual para saber qual é o ar condicionado que melhor condicionará o seu ambiente.

Qual modelo de ar condicionado é o melhor?

Como dissemos anteriormente, existem vários modelos de ar condicionado no mercado, e eles existem basicamente para suprir uma necessidade espacial e arquitetônica que os novos imóveis possuem, porém, suas funcionalidades e potência de refrigeração continuam as mesmas, confira os modelos abaixo: 
Janela
ar janela
Os ares condicionados tipo janela aparentam ser simples, mas são muito potentes.
Ele é o modelo ideal para residências onde não seja viável a abertura de vãos e buracos na parede (como por exemplo, imóveis alugados) já que é instalado diretamente em áreas externas. 
Piso/Teto
ar piso teto
Este modelo de ar condicionado é bastante versátil.
Ele possui a opção de ser instalado no piso ou no teto e é indicado para médios e grandes ambientes (residenciais, comerciais, escritórios e etc.,), que possuam o pé direito alto e grande circulação de pessoas. 
Split Hi Wall (split)
ar hi-wall
Sendo o ar condicionado mais procurado, o modelo Split Hi Wall é mais comumente conhecido como “ar condicionado de parede”, e se enquadra como um dos aparelhos mais cômodos e com design mais arrojado para as edificações.
Eles possuem o menor nível de ruídos de todos os outros aparelhos e apresenta inúmeras funções em seu funcionamento.
Neste modelo, a unidade externa (condensadora) fica do lado de fora do imóvel. 
Cassete
ar-cassete
Este é um dos modelos que mais contribui para a arquitetura do ambiente, já que ele é instalado embutido no teto (forro).
Ele é indicado para ambientes de médio porte residenciais ou comerciais.
Pode ser encontrado nas potências de 18000 BTUs até 60000 BTUs. 
Portátil
ar-cond-portatil

Os modelos de ar condicionado portátil são os mais compactos e simples.
Com pouca capacidade de refrigeração, eles são indicados para ambientes pequenos e abafados.
É ideal para se levar em viagens e não sofrer com as altas temperaturas seja onde for.
Manutenção de ar condicionado Split
Agora que você já conhece os principais modelos de ar condicionado e já escolheu o ideal para você, precisa saber de alguns cuidados!
Só ter um aparelho de qualidade e com a potência ideal para o seu ambiente não garante a sua total funcionalidade e melhor desempenho.
Os ares condicionados precisam passar por constantes manutenções e limpezas para que todas as peças estejam funcionando de acordo.
Segundo o técnico em manutenção de ares condicionados, Olien Moreno, a limpeza dos filtros do aparelho – independente se comercial ou residencial – deve ser feita mensalmente, e a manutenção completa com limpeza interna, aplicação de bactericida e lubrificação, nos aparelhos residenciais a cada ano e no setor comercial, a cada 6 meses.

Fonte: Springer (http://springer.poloar.com.br/)
CÓPIA:

O ar condicionado ideal !!!


Vários critérios são importantes na compra do ar condicionado ideal, sendo alguns deles: localização do imóvel, condições climáticas da região, potência necessária e etc.
Na postagem iremos dar algumas dicas que influenciaram na hora da compra do melhor ar condicionado.

Escolhendo o ar condicionado ideal: 

Para escolher o modelo ideal de ar condicionado para o seu ambiente, é preciso antes de tudo, saber qual é a potência que ele exige. Hoje no mercado existe uma variedade de modelos, marcas e principalmente potências, que são medidos na unidade de “BTU” (Unidade térmica Britânica).
Para calcular a quantidade necessária de BTUs que um aparelho de ar condicionado deve ter para refrigerar os ambientes com a melhor eficiência e menor gasto de energia elétrica, é preciso considerar o número de pessoas que transmitam pelo ambiente, o seu espaço em m², os eletrônicos que irradiam calor e as janelas e portas. Tendo isso, utilize um dimensionador virtual para saber qual é o ar condicionado que melhor condicionará o seu ambiente.

Qual modelo de ar condicionado é o melhor?

Como dissemos anteriormente, existem vários modelos de ar condicionado no mercado, e eles existem basicamente para suprir uma necessidade espacial e arquitetônica que os novos imóveis possuem, porém, suas funcionalidades e potência de refrigeração continuam as mesmas, confira os modelos abaixo: 
Janela
ar janela
Os ares condicionados tipo janela aparentam ser simples, mas são muito potentes.
Ele é o modelo ideal para residências onde não seja viável a abertura de vãos e buracos na parede (como por exemplo, imóveis alugados) já que é instalado diretamente em áreas externas. 
Piso/Teto
ar piso teto
Este modelo de ar condicionado é bastante versátil.
Ele possui a opção de ser instalado no piso ou no teto e é indicado para médios e grandes ambientes (residenciais, comerciais, escritórios e etc.,), que possuam o pé direito alto e grande circulação de pessoas. 
Split Hi Wall (split)
ar hi-wall
Sendo o ar condicionado mais procurado, o modelo Split Hi Wall é mais comumente conhecido como “ar condicionado de parede”, e se enquadra como um dos aparelhos mais cômodos e com design mais arrojado para as edificações.
Eles possuem o menor nível de ruídos de todos os outros aparelhos e apresenta inúmeras funções em seu funcionamento.
Neste modelo, a unidade externa (condensadora) fica do lado de fora do imóvel. 
Cassete
ar-cassete
Este é um dos modelos que mais contribui para a arquitetura do ambiente, já que ele é instalado embutido no teto (forro).
Ele é indicado para ambientes de médio porte residenciais ou comerciais.
Pode ser encontrado nas potências de 18000 BTUs até 60000 BTUs. 
Portátil
ar-cond-portatil

Os modelos de ar condicionado portátil são os mais compactos e simples.
Com pouca capacidade de refrigeração, eles são indicados para ambientes pequenos e abafados.
É ideal para se levar em viagens e não sofrer com as altas temperaturas seja onde for.
Manutenção de ar condicionado Split
Agora que você já conhece os principais modelos de ar condicionado e já escolheu o ideal para você, precisa saber de alguns cuidados!
Só ter um aparelho de qualidade e com a potência ideal para o seu ambiente não garante a sua total funcionalidade e melhor desempenho.
Os ares condicionados precisam passar por constantes manutenções e limpezas para que todas as peças estejam funcionando de acordo.
Segundo o técnico em manutenção de ares condicionados, Olien Moreno, a limpeza dos filtros do aparelho – independente se comercial ou residencial – deve ser feita mensalmente, e a manutenção completa com limpeza interna, aplicação de bactericida e lubrificação, nos aparelhos residenciais a cada ano e no setor comercial, a cada 6 meses.
Fonte: Springer (

O ar condicionado ideal !!!


Vários critérios são importantes na compra do ar condicionado ideal, sendo alguns deles: localização do imóvel, condições climáticas da região, potência necessária e etc.
Na postagem iremos dar algumas dicas que influenciaram na hora da compra do melhor ar condicionado.

Escolhendo o ar condicionado ideal: 

Para escolher o modelo ideal de ar condicionado para o seu ambiente, é preciso antes de tudo, saber qual é a potência que ele exige. Hoje no mercado existe uma variedade de modelos, marcas e principalmente potências, que são medidos na unidade de “BTU” (Unidade térmica Britânica).
Para calcular a quantidade necessária de BTUs que um aparelho de ar condicionado deve ter para refrigerar os ambientes com a melhor eficiência e menor gasto de energia elétrica, é preciso considerar o número de pessoas que transmitam pelo ambiente, o seu espaço em m², os eletrônicos que irradiam calor e as janelas e portas. Tendo isso, utilize um dimensionador virtual para saber qual é o ar condicionado que melhor condicionará o seu ambiente.

Qual modelo de ar condicionado é o melhor?

Como dissemos anteriormente, existem vários modelos de ar condicionado no mercado, e eles existem basicamente para suprir uma necessidade espacial e arquitetônica que os novos imóveis possuem, porém, suas funcionalidades e potência de refrigeração continuam as mesmas, confira os modelos abaixo: 
Janela
ar janela
Os ares condicionados tipo janela aparentam ser simples, mas são muito potentes.
Ele é o modelo ideal para residências onde não seja viável a abertura de vãos e buracos na parede (como por exemplo, imóveis alugados) já que é instalado diretamente em áreas externas. 
Piso/Teto
ar piso teto
Este modelo de ar condicionado é bastante versátil.
Ele possui a opção de ser instalado no piso ou no teto e é indicado para médios e grandes ambientes (residenciais, comerciais, escritórios e etc.,), que possuam o pé direito alto e grande circulação de pessoas. 
Split Hi Wall (split)
ar hi-wall
Sendo o ar condicionado mais procurado, o modelo Split Hi Wall é mais comumente conhecido como “ar condicionado de parede”, e se enquadra como um dos aparelhos mais cômodos e com design mais arrojado para as edificações.
Eles possuem o menor nível de ruídos de todos os outros aparelhos e apresenta inúmeras funções em seu funcionamento.
Neste modelo, a unidade externa (condensadora) fica do lado de fora do imóvel. 
Cassete
ar-cassete
Este é um dos modelos que mais contribui para a arquitetura do ambiente, já que ele é instalado embutido no teto (forro).
Ele é indicado para ambientes de médio porte residenciais ou comerciais.
Pode ser encontrado nas potências de 18000 BTUs até 60000 BTUs. 
Portátil
ar-cond-portatil

Os modelos de ar condicionado portátil são os mais compactos e simples.
Com pouca capacidade de refrigeração, eles são indicados para ambientes pequenos e abafados.
É ideal para se levar em viagens e não sofrer com as altas temperaturas seja onde for.
Manutenção de ar condicionado Split
Agora que você já conhece os principais modelos de ar condicionado e já escolheu o ideal para você, precisa saber de alguns cuidados!
Só ter um aparelho de qualidade e com a potência ideal para o seu ambiente não garante a sua total funcionalidade e melhor desempenho.
Os ares condicionados precisam passar por constantes manutenções e limpezas para que todas as peças estejam funcionando de acordo.
Segundo o técnico em manutenção de ares condicionados, Olien Moreno, a limpeza dos filtros do aparelho – independente se comercial ou residencial – deve ser feita mensalmente, e a manutenção completa com limpeza interna, aplicação de bactericida e lubrificação, nos aparelhos residenciais a cada ano e no setor comercial, a cada 6 meses.
Fonte: Springer (http://springer.poloar.com.br/)http://springer.poloar.com.br/)
CÓPIA:fazfácil dicas e manutenção
             ELETRICISTA INSTALADOR DE AR CONDICIONADO JANELA RJ
   
eletricista instalador de ar condicionado em parede.faço toda parte elétrica,furo parede,
colocação de caixilhos, tomadas 110/220.serviço com garantia sem transtorno para o cliente.
Retirada de tacos e limpeza de obras e geral
TELEFONES DE CONTATO:
7890-2868-NEXTEL.ADRIANA
7890-2867 NEXTEL JOSIAS
97985-9175-TIM
97316-8760 CLARO
ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO RIO E GRANDE RIO


ELETRICISTA INSTALADOR DE AR CONDICIONADO PAREDE

ELETRICISTA INSTALADOR DE AR CONDICIONADO
dicas importante antes de comprar seu ar condicionado de janelas.
Cada caso é um caso. Pode ser que você precise quebrar a parede, ou que precise de mais ou menos tubulação de cobre. Por isso, fale com um especialista antes de comprar o aparelho.

Resultado de imagem para fotos de ar condicionado janelas               Resultado de imagem para fotos de ar condicionado janelas       Resultado de imagem para fotos de ar condicionado janelas
 O aparelho deve ser instalado em relação ao solo a uma altura entre 1,50 m e 1,80 m.
- Se não for possível, deve -se observar uma distância mínima de 0,50 m de qualquer parede.
- Procure instalar o aparelho mais centralizado possível de preferência voltado para a maior área do quarto ou da sala, escritório, etc.
- Se for colocar mais de um aparelho numa mesma parede mantenha uma distância mínima de 1,5 m entre eles.
- O buraco na parede deve permitir o encaixe perfeito de um caixilho , para a fixação do aparelho. A espessura dessa madeira deve ser no mínimo de 2,5 cm.
- As aberturas laterais e superiores do aparelho devem ser sempre voltadas para o exterior e totalmente desobstruídas para que a movimentação do ar no compressor e condensador se processe normalmente.
- A espessura máxima da alvenaria é de 17cm.
- Normalmente pode-se colocar o ponto de força (a tomada) à esquerda ou à direita do aparelho.
- Não se deve cortar ou deixar cortar a fiação elétrica que vem de fabrica.
- Não importa o lado de saída do rabicho (fiação que liga aparelho a tomada) ele pode ser reposicionado do lado que se queira, no momento da instalação, através da retirada da frente plástica do ar.
- Se houver necessidade deve-se trazer a tomada exclusiva para mais perto do aparelho.
- Os aparelhos devem ser instalados com uma pequena inclinação de 1cm na base. Para facilitar o escoamento da água.
- Pode-se fazer uma ligação simples (com um tubo de plástico) do ponto de dreno à rede de drenagem ou a áreas por onde a água possa escoar (jardim, etc.) evitando o pingamento em áreas não apropriadas.
- É normal pingar agua do condicionador.

1. Procedimento comum a todos
Para fazer a instalação, existem três procedimentos específicos para serem seguidos:
os procedimentos específicos são para: instalação em parede (siga para passo 4), instalação em janela (siga para passo 15), e instalação em vitrô (siga para passo 19).
Após desembalar o produto, remova os dois parafusos localizados nas laterais das capa externa. Esses parafusos servem exclusivamente para o transporte do Condicionador de ar, não sendo necessária sua recolocação (no caso de aparelhos Consul).
2. Procedimento comum a todos
Retire os dois parafusos existentes nas laterias do painel frontal, e então remova.
3. Procedimento comum a todos
Utilizando o puxador, retire o chassis de dentro da capa externa, conforme a figura. Se você quiser instalar o produto na parede siga para o passo 4, na janela 15 e no vitrô 19.

1. Capa externa
2. Chassi
3. Painel frontal

4. Preparando a instalação
Escolha entre o caixilho de madeira ou caixa de concreto para fixação.
5. Local de instalação
Faça uma abertura na parede em local livre de pilares, vigas, canalizações de água e eletrodutos, com as seguintes medidas:
Largura 74cm e Altura 47cm.
(Atenção: estas são as medidas mais comuns, mas podem variar de acordo com a marca escolhida e modelo do aparelho, antes de qualquer decisão consulte o Manual do Proprietário.

6. Aparafusando o caixilho
Deixar tacos de madeira para parufusar o caixilho.
7.Montando o caixilho
Deixar o caixilho com as seguintes medidas internas:
Altura 41cm, Largura 68 cm, Profundidade 30 cm.
(Obs: espessura da madeira 2,5cm).
8. Caixa de concreto
Se optar por faixa de concreto, esta deve ter aberturas laterais que não obstruam as venezianas, para permitir a circulação de ar.
Fixe a o parelho na caixa de concreto e apoie o aparelho em calços de borracha para absorver vibrações.
9. Fixando a capa
Montar conforme a figura e fixar a capa no caixilho com parafuso de madeira.
Nunca chumbar com argamassa.
10. Vedação
Colocar a vedação entre o Condicionador de ar e o caixilho de madeira.
11. Vedação no concreto
Se for de concreto, vedar até os limites das venezianas laterais.
12. Inclinação do aparelho
Observe a inclinação correta do seu Condicionador de ar, para que a água condensada escorra adequadamente pelo dreno.
É importante lembrar que só pingará pelo dreno o excesso de água, pois ela será primeiramente utilizada para resfriar o condensador (trocador de calor externo), aumentando o rendimento do produto e diminuindo o consumo de energia.
13. Para paredes espessas
Em paredes espessas, que obstruam venezianas, devem-se fazer chanfros de 45º desde o limite do caixilho até a face externa da parede.
14. Circulação de ar
Em situações onde a circulação de ar seja dificultada, consulte a Assistência Técnica antes de instalar o aparelho.
15. Preparando a instalação
Apoie o aparelho sobre o peitoral da janela sempre que possível, utilizando suportes de ferro.
16. Adequando o caixilho


Siga as mesmas instruções para a instalação na parede (passo 4), mas com um caixilho de profundidade adequada e conforme a janela a ser instalada.

17. Fixando o condicionador na parede
Escolha o suporte metálico e fixe-o na parede de modo a proporcionar a correta inclinação do Condicionador de ar.
18. Vedação
Vede muito bem entre o Condicionador de ar e a janela, remotando o vidro, previamente recortado, no espaço que sobra, em torno da frente do aparelho.
Pequenas aberturas devem ser vedadas com massa de calefetar .
19. Escolhendo o local
Escolha o suporte e evite fixa-lo na própria esquadria.
Fixe-o na parede, evitando qualquer contato entre o Condicionador de ar e o vitrô, para evitar vibrações.
         
Preparando a instalação
Apóie o aparelho sobre os calços de borracha para garantir um funcionamento mais silencioso.
21. Vedação
Para melhor vedação e acabamento, use arremates plásticos no vidro.
fonte:Consul
fontehttp://www.fazfacil.com.br/manutencao/ar-condicionado-parede/3/